quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Boletim de Mobilização da Federação SUD Estudantes (França)


Repassamos aqui boletim da Federação de Sindicatos de Estudantes da França, ligada a central de classe Solidaires. A burguesia européia e o Estado estão tentando barrar possíveis "cenários gregos" no restante do continente europeu. As mobilizações em torno da previdência social tem contado com apoio massivo dos estudantes franceses e assim como na Argentina, em setembro, a aliança proletária-estudantil se faz presente na luta.

Boletim de Mobilização da Federação SUD Estudantes - Solidários (Federação de Sindicatos de Estudantes)

http://www.sud-etudiant.org/

ESTUDANTES: a mobilização se estende e se amplia.

As assembleias gerais acontecem em muitas das universidades: elas exigem a retirada do projeto de lei, votam a greve, de acordo com os piquetes e as ocupações dos locais, como em Caen, Lille 3, Montpellier, Rennes 2, Pau, Poitiers, Paris 1, Paris 4, Paris 8-Saint- Denis, Paris-10-Nanterre, Paris 13-Villetaneuse. Os estudantes se mobilizam ainda nas UT, les IRTS, les IUFM, les Beaux-Arts de Rennes, les IEP de Lyon, Rennes et Paris, et les ENS de Lyon et Paris.

A greve interprofissional e os bloqueios econômicos.

Portanto, os estudantes se jogam em manifestações com os secundaristas massivamente mobilizados. As ações comuns de bloqueio econômico são organizados com assalariados em greve permanente, como a Tours, Rennes, Lorient e na Île-de-France : bloqueio da vias de comunicação (rodovias, estações e portos), bloqueio de zonas industriais, fechamento de centros comerciais, de depositos petroliferos, de garagens de ônibus, ação de pedágios gratuitos... Esta convergÊncia das lutas e das ligações que são assim fontes que a mobilização não falhará com as férias escolares. Estudantes e secundaristas continuarão a lutar massivamente ao lado dos ferroviários, dos rodoviários, dos trabalhadores das refinarias.

Se organizar contra a repressão policial e administrativa

Face a esta mobilização, a repressão policial e o fechamento administrativo das universidades, que se sustentam sobre a retorica anti-p2, demonstra o medo do governo face a uma greve ampliada. Contra esta criminalização do movimento social, são organizadas as manifestações contra a violência policial, os fundos de solidariedade e as comissões de luta contra a repressão.

Coordenar Democraticamente a Luta

Uma coordenação nacional estudantil será realizada em Mans nos dia 23 e 24 de outubro (sábado e domingo); A coordenação das lutas deve continuar e se organizar de maneira democrática, pra que a condução da greve siga as vontades de todos aqueles que se mobilizaram.

Faculdades mobilizadas;

  • Aix : a barragens a partir de 25.

  • Bordeaux II : Barragens.

  • Bordeaux III : 1200 pessoas em AG.

  • Caen : 600estudante em AG, greves com piquete nas semanas anteriores.

  • Chambéry : Manifestação de estudantes e secundaristas com 600 pessoas no dia 21.

  • Lorient : Manifestação de estudantes e secundaristas com 1200 pessoas no dia 21.

  • Lille III : Greve com piquete na semana passada

  • Lyon II : greve com piquete, fechamento administrativo da presidência

  • Montpellier II : 1000 estudantes em AG, grève com piquetes

  • Montpellier III : 1000 estudantes em AG, grève com piquetes votados, fechamento administrativo da presidência

  • Nancy : 600 pessoas em AG

  • Paris 1 : 1000 pessoas em AG, greve com piquete para o dia 26

  • Paris 3 : 300 pessoas emAG, votaram pela greve

  • Paris 4 : 200 pessoas em AG, greve com piquete nos dias de manifestação

  • Paris 7 : 200 pessoas em AG

  • Paris 8-Saint-Denis : 300 pessoas em AG, grève com piquetes votado para os dias de manifestação

  • Paris 10-Nanterre : Grève com piquetes.

  • Paris 13-Villetaneuse : 300 pessoas em AG, grève com piquetes para a segunda, 25.

  • Pau : Grève com piquetes

  • Perpignan : 300 pessoas en AG.

  • Poitiers : 700 estudantes em AG. Grève com piquetes

  • Rennes 1 : 300 estudantes em AG

  • Rennes 2 : vários milhares de estudante em AG, greve com piquete e ocupação da universidade.

  • Reims : 300 estudantes em AG

  • Strasbourg : Manifestação de estudante e secundaristas de 500 pessoas dia 21 e22/10

  • Tours : 400 pessoas AG.


Nota de solidariedade à luta dos estudantes argentinos


"O segredo da vitória é o povo."
Marighella

Contra a intolerância dos ricos, a intransigência dos pobres. Não se deixar esmagar, não se deixar cooptar. Lutar Sempre!
Florestan Fernandes

Nas últimas semanas os estudantes argentinos têm dado um exemplo de organização, combatividade e classismo ao conjunto dos estudantes da América Latina ao defenderem a educação pública dos ataques do governo Macri e Kirchner. Essa capacidade política dos secundaristas e universitários de Buenos Aires se manifesta através da ação direta com as ocupações e tomadas de escolas e faculdades sob controle estudantil, que até o momento são 30. Essa capacidade de mobilização que dura mais de um mês está sendo constantemente sabotada através da criminalização das ocupações pelo governo e a mídia burguesa. Essa criminalização da ação direta estudantil objetiva criar uma base legal para potencializar a repressão do aparelho policial de Estado e desarticular a luta em seu elo principal que são as ocupações, deixando a combativa juventude portenha sem um instrumento de pressão política sobre o governo.

O auge das mobilizações ocorreu no ultimo dia 16 de Setembro, quando ocorreu uma grande mobilização em homenagem aos desaparecidos na "Noite do Lápis", nome da operação militar que ocorreu a exatos 34 anos durante o periodo da ditadura Civil-Militar Argentina. Essa operação torturou e matou 6 estudantes secundaristas, deixando outros tantos feridos, que lutavam em defesa do Passe-Livre estudantil.Estima-se que a manifestação do ultimo dia 16 contou com cerca de 40 mil manifestantes entre estudantes e trabalhadores, na aliança operária-estudantil, nas ruas de Buenas Aires. Lutando em defesa da Educação Publica contra o Governo Kirshiner e prefeito Macri.

Nós, estudantes secundaristas e universitários brasileiros, pertencentes a coletivos de curso, oposições de base e grêmios agrupados nacionalmente na Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC), nos solidarizamos com a luta da juventude argentina na defesa de seus direitos. Nesse momento na Argentina está se mostrando na luta de classes a vitalidade política e a potência popular das organizações de base, da aliança operária-estudantil nas assembléias unitárias com os trabalhadores da Kraft-Terrabusi, Roca, Paraná Metal e Felfort, e o poder de fogo da ação direta. Na velocidade que está se dando a luta e o acúmulo de forças que se desenha não tardará para surgirem dos setores pelegos saídas burocráticas e conciliadoras. Enviamos desde o Brasil nossas saudações classistas aos estudantes argentinos na torcida para que não capitulem aos meios legalistas e corporativos que tanto retrocedem a luta. A vitória dos estudantes da Argentina será uma vitória de todos os estudantes latinoamericanos. A melhor maneira de se solidarizar com a juventude portenha nesse momento é levar para as bases do movimento estudantil brasileiro o exemplo de organização e luta dos camaradas argentinos. Desde já dizemos, nenhum passo atrás, AVANTE!

Brasil, 27 de setembro de 2010.

Rede Estudantil Classista e Combativa - RECC